Anais

Título: HOSPITALIDADE E CONSUMO NOS ESTABELECIMENTOS DE VAREJO PELA POPULAÇÃO DE “BAIXA RENDA” EM SÃO PAULO

Proponente(s): Malinovski, J.

Aluno(s): Aline Marques Lima

Área: Ciências Sociais Aplicadas

Programa: Pós Graduação em Hospitalidade

Resumo: A população brasileira tem uma parcela significativa classificada como população de baixa renda pelos critérios adotados pelo Programa Bolsa Família, do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, no Brasil, e critérios metodológicos da linha de pobreza e indigência do Banco Mundial. É um público que adquire produtos e serviços representando um mercado consumidor potencialmente robusto. É no momento deste consumo que a interação inerente à atividade comercial propicia a hospitalidade, no encontro entre o anfitrião (proprietário ou colaborador) e o cliente. Para tanto, a pergunta que esta pesquisa se propõe a responder é: por que inserir a hospitalidade nos critérios de seleção, no consumo da população de baixa renda, em São Paulo? Nos procedimentos metodológicos constam a pesquisa exploratória e explicativa, com métodos mistos, realizadas por meio de um experimento de Preferências Declaradas e Reveladas, com moradores do Grajaú, bairro da periferia de São Paulo.

Resumo Expandido: